Rádio Progresso AM 1530
Ouvir

Filme cearense 'Motel Destino', selecionado para Cannes, tem pré-estreia gratuita em Fortaleza

O longa disputou a Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, na França. Pré-estreia em Fortaleza vai contar com presença do diretor e elenco. Confira trecho do filme cearense 'Motel Destino', que concorre a prêmio na França.

O longa-metragem cearense 'Motel Destino', selecionado para a competição principal da edição de 2024 do Festival de Cannes, na França, vai ser exibido pela primeira vez em Fortaleza em uma sessão gratuita no dia 3 de agosto no Cineteatro São Luiz.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

A sessão de pré-estreia vai contar com participação do diretor do filme, o cineasta Karim Aïnouz, e de membros do elenco, incluindo os protagonistas cearenses Nataly Rocha e Iago Xavier. Mais informações sobre a retirada dos ingressos serão disponibilizadas posteriormente.

A exibição no Cine São Luiz marca a pré-estreia nacional do filme, que estreia oficialmente em todo o Brasil no dia 22 de agosto. Antes da estreia nacional, o filme ainda vai abrir o Festival de Gramado, no dia 9 de agosto.

O filme "Motel Destino', que teve sua primeira exibição em maio deste ano no festival francês e foi ovacionado pela plateia de Cannes. O longo concorreu à Palma de Ouro, o principal prêmio da competição, que acabou sendo arrebata pelo filme "Anora", do cineasta norte-americano Sean Baker.

'Motel Destino' conta a história de Heraldo, vivido por Iago Xavier. Para tentar se livrar de uma dívida, ele tenta um assalto a um banco, mas não tem sucesso. Busca, então, esconderijo em um motel de beira de estrada, onde conhece a personagem de Nataly Rocha, Dayana. Ela é casada com Elias, vivido pelo ator Fábio Assunção.

Iago Xavier, Fábio Assunção e Nataly Rocha em cena de “Motel Destino”

Divulgação

'Motel Destino' é totalmente cearense: se passa em uma cidade fictícia chamada 'Pontal', tem elenco, produção e roteirista nascidos no estado - além de, claro, o próprio diretor Aïnouz, que é de Fortaleza. As gravações aconteceram em Beberibe, cidade do litoral do estado.

Quem é do Ceará vai se identificar não só pelo sotaque, mas também pelas histórias complexas dos personagens, o ambiente solar, o humor, as músicas - garante Karim. Na trilha sonora, além de músicas originais, aparecem canções de artistas como Wesley Safadão, Aviões do Forró e João Gomes.

A pré-estreia no Cine São Luiz faz parte da programação especial do aniversário de 11 anos da Escola Porto Iracema das Artes, local onde o projeto do filme foi gestado - o roteiro do filme foi desenvolvido pelo cearense Wislan Esmeraldo, juntamente com Karim.

O ator Iago Xavier foi aluno da escola antes de ser selecionado para protagonizar o filme por meio de um teste, no qual concorreu com outros 500 candidatos.

Filme desafia conservadorismo, diz diretor

Um filme que fala de vitalidade, antes de qualquer coisa. É visceral, desafia o conservadorismo'. As palavras são do diretor Karim Aïnouz sobre 'Motel Destino'. O g1 conversou com Karim, que deu detalhes sobre a produção.

O filme é inspirado em uma tradição de cinema noir, que traz suspense, perigo, crime e aventura. Ao mesmo tempo, tem elementos do cinema erótico da década de 1970, muito popular no Brasil, as pornochanchadas.

'Motel Destino' também marca o retorno do diretor Karim ao cinema brasileiro. No ano passado, ele também foi indicado ao principal prêmio do Festival de Cannes, mas pelo filme britânico "Fireband", no qual também trabalhou como diretor.

Iago Xavier vive o protagonista Heraldo.

Divulgação

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

NOTÍCIAS MAIS LIDAS